PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, doravante denominado Pibid, tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 7.219/2010. É um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Sua finalidade é avaliar o desempenho de competências constituídas pelos bolsistas ao longo do programa para o aperfeiçoamento contínuo dos saberes do estudante, seu acompanhamento e avaliação do subprojeto pelo professor supervisor e coordenador.
Esta iniciativa, segundo regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) possui como principal objetivo, reforçar e desenvolver as competências dos educando como também promover  uma melhora significativa da escola no desempenho do IDEB alcançando notas maiores do que as atuais.
O programa Pibid, permitirá aos bolsistas um contato mais aproximado com a realidade assumindo-se como um elo entre a Universidade e a Instituição Estadual, promovendo o conhecimento mútuo, desenvolvendo redes de parcerias baseadas em projetos concretos e, sobretudo, transferindo conhecimento, tecnologia a uma cultura de inovação, qualidade e  rigor.
Bolsistas envolvidos no programa na área de Física.
Coordenador: Profº Thiago Caetano Costa – UNIFEI, Supervisora: Profª Elizabeth Ribeiro Leandro – E.E.Barão do Rio Branco e alunos da UNIFEI- Carlos, Guilherme, Dimas, Gabriela, Flávia, Fabiana e Mariana.





PROJETO: EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO INTERCIÊNCIAS DO CAMPUS DA UNIFEI
PET/PIBID

            A proposta aqui apresentada é a de um trabalho que envolva o Espaço  InterCiências, os Laboratórios Didáticos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e  a Escola Estadual Barão do Rio Branco da cidade de Itajubá, com caráter de articulação  e planejamento de ações conjuntas. O trabalho envolve a  participação da Professora de Física da Escola, Professora Elizabeth Ribeiro Leandro e suas turmas de 1º , 2º e 3º ano e os Professores e alunos do grupo PET/PIBID Conexão de Saberes - Formação de Professores em Ciências Exatas da UNIFEI que atuam diretamente junto ao Espaço InterCiências.
O projeto acontecerá em três etapas, primeiramente as turmas do 1º ano, depois as do 2º ano e finalmente as turmas do 3º ano.
Os temas abordados dentro de sala de aula serão vistos de forma experimental no Interciências e o  principal objetivo do projeto é propor um novo significado de aprendizagem e conhecimento, além de rever os conceitos de: aprender, conhecer e despertar novas habilidades e competências dos educando, resgatando a auto-estima do corpo docente e discente acreditando e valorizando o seu potencial através da concessão da autonomia, legitimidade e responsabilidade como processo dinâmico.


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