PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA
PIBID
O
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, doravante denominado
Pibid, tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o
Decreto nº 7.219/2010. É um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à
docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível
superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Sua
finalidade é avaliar o desempenho de competências constituídas pelos bolsistas
ao longo do programa para o aperfeiçoamento contínuo dos saberes do estudante,
seu acompanhamento e avaliação do subprojeto pelo professor supervisor e
coordenador.
Esta
iniciativa, segundo regulamento do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) possui
como principal objetivo, reforçar e desenvolver as competências dos educando
como também promover uma melhora
significativa da escola no desempenho do IDEB alcançando notas maiores do que
as atuais.
O programa
Pibid, permitirá aos bolsistas um contato mais aproximado com a realidade assumindo-se como um elo entre a Universidade
e a Instituição Estadual, promovendo o conhecimento mútuo, desenvolvendo redes
de parcerias baseadas em projetos concretos e, sobretudo, transferindo
conhecimento, tecnologia a uma cultura de inovação, qualidade e rigor.
Bolsistas envolvidos no programa na área de Física.
Coordenador:
Profº Thiago Caetano Costa – UNIFEI, Supervisora: Profª Elizabeth Ribeiro
Leandro – E.E.Barão do Rio Branco e alunos da UNIFEI- Carlos, Guilherme, Dimas,
Gabriela, Flávia, Fabiana e Mariana.
PROJETO:
EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO INTERCIÊNCIAS DO CAMPUS DA UNIFEI
PET/PIBID
A
proposta aqui apresentada é a de um trabalho que envolva o Espaço InterCiências, os Laboratórios Didáticos da
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Escola Estadual Barão do Rio Branco da
cidade de Itajubá, com caráter de articulação e planejamento de ações conjuntas. O trabalho
envolve a participação da Professora de
Física da Escola, Professora Elizabeth Ribeiro Leandro e suas turmas de 1º , 2º
e 3º ano e os Professores e alunos do grupo PET/PIBID Conexão de Saberes -
Formação de Professores em Ciências Exatas da UNIFEI que atuam diretamente
junto ao Espaço InterCiências.
O
projeto acontecerá em três etapas, primeiramente as turmas do 1º ano, depois as
do 2º ano e finalmente as turmas do 3º ano.
Os
temas abordados dentro de sala de aula serão vistos de forma experimental no
Interciências e o principal objetivo do
projeto é propor um novo significado de aprendizagem e conhecimento, além de
rever os conceitos de: aprender, conhecer e despertar novas habilidades e
competências dos educando, resgatando a auto-estima do corpo docente e discente
acreditando e valorizando o seu potencial através da concessão da autonomia,
legitimidade e responsabilidade como processo dinâmico.
0 comentários:
Postar um comentário